Tucker Torpedo

Tucker Torpedo

Preston Thomas Tucker: visionário ou impostor? Pecador ou santo?

Cinco décadas após a apresentação do seu Torpedo, estas questões ainda não tem resposta.

Mas o facto é que, Tucker poderia ser tudo isto e ainda mais, porque a sua história, é a história da América do Norte, no medonho Outono da Segunda Grande Guerra.

Em 1940, Tucker tinha como objectivo criar um novo automóvel, um veículo seguro e livre do desenho tradicional.

Os Tucker reconhecem-se de imediato através do terceiro farol em posição central. É usado para iluminar o caminho nas curvas. O apelidado “olho de ciclópe”, acende-se sempre que o volante gira mais de 10 graus. Independentemente do estilo invulgar, a inovação não se resume ao exterior. Debaixo da pele, este carro é verdadeiramente único.

A parte mais interessante do Tucker é o motor, de seis cilindros opostos (como na Porsche) e injecção de combustível, desenhado inteiramente por Tucker. Colocado em posição traseira, debita uns impressionantes 504 Nm de binário máximo para 166 cavalos, a velocidade máxima é de 193 km/h. O motor nesta posição, ajuda a maximizar o espaço interior, especialmente porque não existe túnel de transmissão.

No Tucker, as portas da frente abrem em sentido normal, as de trás, ao contrário, facilitando o acesso ao espaçoso habitáculo, apesar de ser extremamente baixo, o piso “arrasta-se” a 23 cm do chão.

Tristemente, o projecto Tucker foi um falhanço financeiro. Tucker gastou mais de 20 milhões de dólares (nos anos 40) no desenvolvimento do seu carro de sonho e, por fim, apenas construiu 51 veículos, perpetuando para sempre o seu nome.

A história de Tucker e do Torpedo, prova a dupla verdade de que os sonhos podem ser realizados e são passageiros.

A história de Preston Thomas Tucker foi documentada no filme “Tucker: The Man and His Dream”, protagonizado por Jeff Bridges, produzido por George Lucas e dirigido por Francis Ford Coppola, em 1988.

Edição: Vítor Penedo

(2710)

Partilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.4rodaspt.com/2003/03/tucker-torpedo/
Twitter
SHARE