McLaren P1

McLaren P1

Se tem 1 milhão debaixo do colchão e não sabe em que gastá-lo, considere o McLaren P1 na sua lista de hipóteses válidas. Só se vão fabricar 375 unidades deste exclusivo veículo com mais de 900 cavalos e uma pode ser sua.

Sucessor do lendário McLaren F1, o McLaren P1 é um super desportivo híbrido que combina um motor a gasolina V8 de 3.8 litros e duplo turbo compressor de 737 cavalos e 720 Nm, e outro eléctrico de 179 cavalos e 260 Nm, com uma potência total de 916 cavalos e 900 Nm de binário máximo.

Colocados em posição central traseira, ambos os motores podem funcionar em conjunto, ou só em modo eléctrico. Uma caixa automática de dupla embraiagem e sete relações, encarrega-se de transmitir a potência às rodas traseiras.

Atinge os 100 km/h em menos de 3 segundos e os 300 km/h em 17, para uma velocidade máxima de 350 km/h.

Em modo eléctrico e com a bateria completamente carregada, é possível percorrer mais de 10 km. A bateria, colocada entre os bancos e o conjunto motor, regarrega-se quando o condutor levanta o pé do acelerador, ou em 2 horas ligado à tomada.

Existem dois sistemas accionados a partir de botões colocados no volante, o “IPAs” (Instant Power Assist System) força o motor eléctrico a entregar imediatamente toda a potência disponível, e o “DRS” (Drag Reduction System) que diminui a resistência aerodinâmica em 23%, actuando sobre um flap colocado no “aileron” traseiro.

Será apresentado oficialmente em Genebra, daqui a uns dias, esperando-se nessa altura mais informações.

Texto: Vítor Penedo

 (2069)

Partilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.4rodaspt.com/2013/02/mclaren-p1/
Twitter
SHARE