Ford Fiesta ST

Ford Fiesta ST

Desenvolvido pela Ford Team RS, o ST é o Fiesta de produção mais explosivo de sempre e o mais rápido a atingir os 100 km/h.

Adoptando a já actualizada estética disponível em toda a gama Fiesta, o novo ST recorre aos préstimos de um motor a gasolina 1.6 litros Ecoboost de injecção directa e turbocompressor, que desenvolve 182 velozes cavalos, capaz de atingir os 100 km/h em 6.9 segundos e correr até aos 220 km/h, com consumos comedidos na ordem dos 5.9 litros/100 km e emissões de 138 g/km de CO2, valores inimagináveis há poucos anos atrás num veículo deste calibre.

A suspensão é específica o que deixa o Fiesta com uma redução da altura ao solo em 15 mm, adoptando um controlo de estabilidade com três modos de funcionamento: Activo, Sport, Desconectado. Também está presente o sistema “Torque Vectoring Control” para evitar perdas de tracção.

O sistema de travagem é composto por discos de 278 mm de diâmetro no eixo dianteiro e 253 mm no eixo traseiro, sendo o único Fiesta, até ao momento, que tem discos no eixo traseiro. Monta pneumáticos 205/40 em jantes de 17 polegadas.

O interior é mais desportivo que qualquer outro Fiesta, como é lógico esperar, sendo os bancos dianteiros desportivos e da marca Recaro, com bom apoio para curvas a alta velocidade, no entanto, poderá ser algo incómodo em manobras, chocando com o cotovelo, ou para pessoas de maior estatura, mas isso são meros detalhes.

Segundo as palavras do engenheiro-chefe do programa de veículos de performance da Ford Europa, Juergen Gagstatter, “O novo Fiesta ST é um veículo de performance muito moderno, construído com base na vasta experiência de há mais de 30 anos na construção de Fiestas velozes num processo de desenvolvimento global”.

À data deste artigo, é ainda desconhecido preço para o mercado nacional, esperando-se que seja para breve. A título de exemplo, em Espanha, o ST é mais barato que qualquer concorrente na sua classe, tipo Opel Corsa OPC, Volkswagen Polo GTI, Skoda Fabia RS, ou Renault Clio RS, entre outros.

Texto: Vítor Penedo

(934)

Partilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.4rodaspt.com/2013/03/ford-fiesta-st/
Twitter
SHARE