Morgan 3 Wheeler

Morgan 3 Wheeler

O 3 Wheeler é um dos primeiros modelos da Morgan, foi lançado em 1909 e construiram-se mais de 30 mil unidades até 1953, à mão.

Em 2011, o construtor britânico regressou às suas origens ressuscitando o 3 Wheeler. Actualizou-o para este século, conservando as linhas gerais do modelo que venceu o GP de França em 1913.

Como o próprio nome indica, o 3 Wheeler tem apenas três rodas. Na dianteira conserva duas rodas que nos remetem aos anos 20 e na traseira, uma roda única escondida, de dimensões normais, capazes de transportar a carroçaria de 525 kg até aos 185 km/h, sem perder as estribeiras.

O som estridente do potente V2 a 56º de 1982 cc refrigerado a ar, fornecido pela S&S, a mesma empresa que motoriza as Harley-Davidson, chega em doses avultadas aos ouvidos do piloto de ocasião, enfiado no acanhado cockpit de dois lugares, onde a largura é tão estreita, que os cotovelos têm de viajar fora da carroçaria e onde não existe capota, nem um pára-brisas capaz de o proteger suficientemente dos insectos, sendo por isso aconselhável um capacete com viseira.

Mas quem se importa com estes pequenos detalhes, quando está em jogo a paixão, liberdade e divertimento de condução num veículo único que nos transporta aos primórdios da indústria automóvel? O 3 Wheeler do século XXI é assim uma fusão entre a tecnologia moderna e o design retro, sem perder a alma neste salto temporal.

A caixa manual de 5 relações, a mesma que podemos encontrar no Mazda MX-5, oferece simplicidade e fiabilidade, permitindo ao pequeno motor de 115 cavalos alcançar os 100 km/h em apenas 6 segundos, para um consumo médio de 9.3 litros aos 100 km.

Em Janeiro de 2014, a Morgan Motor Company actualizou o seu bem sucedido 3 Wheeler, com base no feedback dos mais de 1000 novos clientes. O chassis tubular tem agora melhor rigidez torcional, o motor tem uma resposta mais suave, a transmissão produz menos vibrações e a direcção é mais estável a alta velocidade.

Com volante à esquerda ou à direita, dependendo do mercado, revestimentos em pele de primeira qualidade e diversos pacotes de personalização com cores e grafismos específicos, o 3 Wheeler está ainda disponível em duas edições especiais: Brooklands e SuperDry.

Um “brinquedo” de sonho tornado possível a partir das 30 mil libras. As imagens falam por si.

Texto: Vítor Penedo
Fontes: mini site Morgan 3 Wheeler, FB page
Fotos: UltimateCarPage

(2187)

Partilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.4rodaspt.com/2014/04/morgan-3-wheeler/
Twitter
SHARE