Renault Talisman

Renault Talisman

O Talisman é a nova berlina francesa destinada a substituir, de uma assentada, o Laguna e o Latitude.

Utiliza a plataforma CMF (Common Module Family), a mesma usada no Espace, conta com chassis 4Control e amortecimento pilotado. O sistema 4Control (sistema de quatro rodas direccionais) permite, em estrada ter um carro mais ágil e estável, e em cidade, aumenta a facilidade de manobras.

O Talisman terá uma versão de três volumes e uma carrinha, Sport Tourer. Ambas as versões terão 4.86 metros de comprimento, 1.87 metros de largura e 1.46 metros de altura. A distância entre eixos é de 2.81 metros. A bagageira da berlina tem 608 litros de capacidade (mais 158 litros que o Laguna). Com esta capacidade, só é ultrapassado pelo Skoda Superb.

A capacidade da bagageira da Sport Tourer é de 572 litros (36 litros menor que a berlina). Com os bancos traseiros rebatidos (accionando 2 alavancas na bagageira: sistema «Easy Break»), esta capacidade ascende aos 1700 litros. O portão traseiro é eléctrico e pode ser activado com uma simples passagem do pé sob o para-choques traseiro.

No interior, o destaque vai para o enorme ecrã de 8.7 polegadas do sistema R-Link2, colocado verticalmente. Este ecrã não é o único possível, consoante a versão, poderemos ter um de 7 polegadas na horizontal, ou um de 4.2 polegadas, para sistemas de radio sem navegador. Opcionalmente, o Talisman pode ser equipado com um sistema de som Bose Surround com 12 alto-falantes.

Quanto a motorizações, para o nosso país, teremos três motores diesel Energy dCi de 110 (consumo homologado de 3.6 l/100 km e 95g CO2/km), 130 e 160 cavalos. Na oferta a gasolina, existe o 1.6 TCe com dois níveis de potência, 150 e 200 cavalos, associados a uma caixa EDC de 7 relações.

No Talisman existem quatro modos de condução pré-programados: Eco, Neutro, Conforto e Sport. Cada um deles altera o comportamento e resposta do carro, assim como a tonalidade da iluminação interior.

Quanto a equipamento, sistemas como Controlo de Distância, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Travagem Activa de Emergência, Aviso de Veículos em Ângulo Morto, fazem parte da lista.

A Renault portuguesa já revelou alguns preços para o Talisman berlina. Na oferta diesel, os preços variam entre os 34 mil e os 39.500 euros. A Sport Tourer só chega em Maio do próximo ano.

Texto: Vítor Penedo
Fonte: Renault

(847)

Partilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.4rodaspt.com/2015/11/renault-talisman/
Twitter
SHARE