Bentley Bentayga

Bentley Bentayga

Falava eu há dias, no artigo do Levante, que houve construtores de automóveis reticentes à entrada na era SUV, pois… este é outro, a Bentley lançou a sua interpretação de um “Sport Utility Vehicle”, para já só com um potente motor a gasolina, mas está a chegar também um Diesel, Walter Owen Bentley deve estar a dar voltas no túmulo.

O Bentayga, remete o seu nome para a floresta boreal (a taiga) do norte do Alasca, Canadá, sul da Gronelândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão, também conhecida por floresta de coníferas.

Considera-se «o mais rápido, mais potente, mais luxuoso e o mais exclusivo SUV do mundo», e também um dos mais caros. As linhas baseiam-se no protótipo de 2012 EXP 9 F, no entanto, a secção frontal da versão de produção tem um ar mais clássico. O Bentayga representa o início de uma nova era para a Bentley.

O único motor, para já, é o bloco a gasolina W12 6.0 biturbo com 608 cavalos às 6000 rpm e 900 Nm de binário, entre as 1250 e as 4500 rpm. Capaz de cumprir uma aceleração dos 0-100 km/h em 4.1 segundos e atingir os 301 km/h, está acoplado a uma caixa de velocidades automática de oito relações. A tracção é permanente às quatro rodas.

O motor tem dupla injecção (directa e indirecta), Stop&Start e um inteligente sistema de desactivação de cilindros, o consumo médio fica-se pelos 12.8 litros/100 km, nada que um possível cliente precise urgentemente de saber.

Mais tarde, terá outra opção a gasolina menos potente, o V8 4.0 biturbo do Continental GT V8; uma motorização Diesel, baseada no propulsor do Audi SQ7 TDi, um V8 4.0 biturbo, com mais de 435 cavalos; e também uma versão híbrida plug-in.

O habitáculo do Bentayga é dos mais requintados do mundo. Os acabamentos em metal, madeira e pele, incluem tolerâncias meticulosas entre os vários elementos. Ao centro da consola, encontra-se um ecrã de 8 polegadas que administra um de três sistemas de áudio: Bentley Standard Audio, Bentley Signature Audio e Naim for Bentley Premium Audio, entre outros sistemas.

Quanto a preços, é mesmo só para alguns, em Portugal, o SUV está disponível a partir dos 286 mil euros, sendo que a versão First Edition custa algo como 380 mil euros.

Texto: Vítor Penedo
Fonte: Bentley Motors

(421)

Partilhe
RSS
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
http://www.4rodaspt.com/2016/08/bentley-bentayga/
Twitter
SHARE